Desportos para Populações Específicas

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: DESP2022
Sigla: DPE
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana de Fátima da Costa Pereira
Corpo docente: Ana de Fátima da Costa Pereira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A UC “Desporto Para Populações Específicas” é orientada para o conhecimento das características específicas de determinados grupos ou populações-alvo, no sentido de fundamentar a intervenção a realizar com estes grupos no domínio da actividade física e desportiva. Pretende-se documentar e analisar as características morfológicas e fisiológicas que são peculiares de determinados estratos populacionais, como é o caso da criança, do jovem adolescente e do adulto idoso, assim como no caso dos adultos com patologias crónicas, retirando implicações sobre as metodologias de intervenção que garantem a prática de exercício físico em condições de segurança e sem risco para a saúde.

Os conteúdos da disciplina focam os aspectos peculiares das respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício físico de populações com características específicas, salientando a importância da actividade física regular na promoção da saúde e do bem-estar, identificando os potenciais efeitos adversos do exercício e fazendo recomendações metodológicas para a participação destas populações em actividades físicas adaptadas às suas condições específicas.
Conhece as características peculiares e as respostas fisiológicas de adaptação ao esforço de populações específicas, reconhecendo as implicações fisiológicas, psicológicas e sociais que advêm da prática de exercício físico.

Identifica as solicitações de risco para o aparelho locomotor e os sistemas fisiológicos dominantes na prescrição de actividade física para populações específicas.

Domina princípios metodológicos de prescrição do exercício adaptados a populações com características específicas.

Programa

O Idoso
O processo de envelhecimento e as suas fases ou etapas. Envelhecimento físico, sócio-afectivo e psicológico. Determinantes biológicas e sociais do processo de envelhecimento. Alterações morfológicas, fisiológicas e psicológicas associadas ao processo de envelhecimento. Caracterização do idoso do ponto de vista funcional, do ponto de vista motor e ao nível das capacidades motoras. Benefícios para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício no idoso.

2. A Criança e o Jovem
Crescimento e maturação: factores influentes para o processo de desenvolvimento das capacidades motoras. Alterações morfológicas e fisiológicas ao nível do tecido ósseo, do tecido muscular, do tecido adiposo, do aparelho respiratório e do sistema cardiovascular e circulatório e suas implicações para a prática de actividade física. Caracterização das crianças e dos adolescentes em termos de capacidade de esforço e ao nível das capacidades motoras. Benefícios associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício nas crianças e nos adolescentes.

3. Outras Populações com Condições Específicas
3.1. A Diabetes
- tipos de diabetes e suas causas; factores de risco associados à diabetes;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.2. A Hipertensão
- tipos de hipertensão e sua gravidade; causas e factores de risco associados à hipertensão;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.3. A Obesidade
- tipos de obesidade e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.4. A Doença coronária
- tipos de doenças coronárias e principais causas; doenças coronárias com maior e menor grau de gravidade;
- prescrição do exercício: actividade física prescrita com acompanhamento ou estreita supervisão clínica do paciente.

3.5. Osteoporose e Osteoartrose
- causas da osteoporose e osteoartrose; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.

3.6. Lombalgias
- tipos de lombalgias e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.

3.7. Desporto para Crianças e Jovens Atletas
- abordagem do desenvolvimento motor e aprendizagem das capacidades coordenativas e condicionais;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.


Métodos de Ensino

1. Estratégias de gestão do programa
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegia a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à pesquisa da bibliografia recomendada bem como a aplicação das metodologias de ensino no contexto prático em sala de aula.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação do Processo (40%). Apresentação oral e discussão sobre uma patologia crónica ou população específica (entregue em formato digital 10% apresentação e discussão 25%); 5% Assiduidade e Participação (4 faltas, 75%).
II) Avaliação do Produto (60%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito sobre a matéria.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64
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